terça-feira, 16 de março de 2010

07/03/2010 Bariloche/ El Bolson/ El Hoyo/ El Maitén,/ Esquel

Logo cedo fui com a Maria à beira do lago que é frontal ao camping, eram 7;30h. e o dia estava radiante, a paisagem é deslumbrante, com a vegetação verdinha, refletindo nágua, e o sol começando surgir dentro do lago, pássaros à nossa volta, parecidos com gaivotas, e um frio de 8 graus. Tiramos fotos com o Luiz e Bel e fomos prá cidade. Saímos do camping, compramos alguns chocolates, era domingo, com as lojas fechadas, passeamos nas cidade, e estacionamos à beira do lago, onde almoçamos. Saímos sob sol e 15 graus, com lagos circundados por montanhas e seus cimos de neve, muitos cirprestes, céu azul lá em cima e lá embaixo, no fundo da água cristalina. A Maria, diante de tanta beleza, ficou emocionada enquanto eu dirigia, e disse que queria que todos filhos, netos e amigos vissem aquilo. El Hoyo, capital das frutas finas, ficou só de passagem. Passamos pelo canyon de La Mosca, paramos numa tenda bucólica, muito simples, para que sua dona, fizesse um chocolate e café para todos, lá fora uma barraca onde se assava cordeiro e do outro lado da pista um cerro (morro) com a cabeça branquinha de gelo. Esfriava mais, e as montanhas pareciam que estavam cada vez mais brancas lá no alto. Passando por El Bolson, localizamos à beira da estrada, uma cervejaria, que tem camping anexo, onde a água é ótima para se beber, coisa rara por aqui, e ainda mais para onde vamos; Quem nos deu a dica foi o Matheus, que já passou por estas bandas em outra ocasião, e nos disse ser essa água extraída do aqüífero Guarany. Com os galões abastecidos, seguimos e passamos por El Maitén, que fica em um vale maravilhoso, todo verde de pastagens, muitas ovelhas. Retas e retas, às vezes quebradas por uma subida que não é de morro, pois ao se chegar em cima, não há descida a seguir: são altiplanos, que de longe parecem paredes de barragens. 19;45h: estacionamos num posto Petrobrás em Esquel, em frente a um camping; internet e cama!