segunda-feira, 5 de abril de 2010

20/03/2010 Comodoro rivadávia/ Trelew

Antes das 8;00 h. já estava a caminho da oficina Don Pippo, figura que nunca mais vou esquecer e direi por que: quando notei dias atrás, na estrada, que tinha uma mola quebrada, um pedaço dela estava dependurada pela presilha debaixo do carro. Após indicação no posto, lá estava eu com um pedaço de ferro na mão, diante de um estranho, em país estranho e sem dominar o idioma, pedindo ajuda. Nesses momentos, o que se mais tem em mente é que você está nas mãos do sujeito da oficina. Me apresentei ao Sr. Pippo, um homem de 72 anos, muito simpático, como um brasileiro precisando de sua ajuda. O mesmo me disse, após mandar desmontar, que seria mais razoável trocar a peça inteira, pois a que estava quebrada era adaptada, para sustentar o mH. Preocupado com o preço a ser cobrado, o Sr. disse: fique tranqüilo, vou resolver teu problema, e se não tiveres “plata” resolvo assim mesmo. Ao final, já estando quase montada, paguei cerca de 1400 pesos (700 reais), por um serviço que no Brasil estimamos em R$ 1.000,00 ; isso depois de muita insistência de sua parte p/ que eu seguisse vigem sem pagar, pois não deveria ficar sem dinheiro, e depois já no Brasil, lhe mandasse o pgto.! Pronto! Só vamos ver o outro lado: Ai!!!!, também tinha uma mola quebrada. E agora? -Calma Sr. brasileiro, troco a outra pela metade do preço desta, não vai me cobrir o custo, mas o mais importante é ganhar um novo amigo, e não me pagas agora, senão vais ficar sem dinheiro, para a viagem. Eu tinha pago o 1º. Serviço em dólar, por minha conveniência (US360), e ainda tinha um pouco, acabei pagando mais US180, apesar da insistência do Sr. Pippo em não receber. O Luiz foi testemunha, e se emocionou como eu, da proposta seguinte do Sr. Pippo: “se algum companheiro estiver em dificuldade para conseguir $$, os dólares que vc me deu estão aqui à disposição, é só virem até aqui. Obrigado Sr. Pippo. Tudo isso que acabei de falar aconteceu na ida. Agora na volta cá estou eu para calçar as molas pois o carro ficou baixo; novamente Don Pippo, solícito, disse que resolveria e que nada me custaria, desmontar as molas calçar, curvar e montar, apenas que desse uma “propina” aos funcionários, e que os dólares de alguns dias atrás continuavam ali à disposição dos companheiros que precisassem... Após o almoço, mais deserto, mais retas. Em Trelew, a Cecília procurou por passeios às pinguineiras, mas está fora da temporada, assim como das baleias que é de junho a dezembro. Mais um posto Petrobrás e....boa noite

Um comentário:

  1. Olá, me chamo Éric e sou da cidade de São Paulo. Em Janeiro de 2012 pretendo passar minhas férias em Comodoro Rivadavia e pesquisando sobre a cidade achei esse seu blog... vc teria algumas dicas para me dar sobre a cidade, se seria um ótimo lugar para conhecer, pois estou encantado com as fotos que vejo na internet mas estou receoso de ir. Me mande e-mail. O meu e-mail é eric.wmartinez@hotmail.com
    Serei muito grato pela ajuda. Abraços

    ResponderExcluir