segunda-feira, 1 de março de 2010

27/02/2010 Valparaiso/ A tragédia. (graças a Deus estamos bem).

27/02/2010 Valparaiso/ A tragédia. (graças a Deus estamos bem). Às 3;40 da madrugada, em sono profundo, fomos acordados por um vento muito forte balançando o mh, o pensamento que veio a mim e à Maria foi: Se aqui está ventando assim, não vou descer mais, pois o carro vai virar, na Patagônia. Agora não é mais balanço, é chacoalho, são pulos, corri p/ o volante p/ ligar o carro e abaixar as sapatas, sem olhar para fora, mas a Maria olhou pela janela e viu que as folhas não balançavam e sim as jamantas e postes de luz. Foi um terror, todos saíram dos carros de pijamas e shorts, os caminhoneiros estavam apavorados, dizendo que aqui há tremores, mas não desse jeito. Havia um clarão ao longe, talvez de um transformador em chamas, que logo se apagou; a partir desse momento todos que estavam no posto e outros que chegavam da estrada ficaram doidos atrás de notícias, via celular, fixo e internet que não funcionavam, a luz acabou, ficando com gerador, os produtos caíram das prateleiras, um extintor também, soltou-se um pouco de reboque da parede, mas a estrutura do posto, restaurante e dependências agüentou bem (estrutura metálica). Corremos para abastecer, pois já se formava fila nas bombas, mesmo às 4 da manhã; nenhuma notícia, até que alguns conseguiram falar ao celular. Os funcionários do posto, estavam até mais apavorados que nós, com os rostos pálidos e olhos assustados.Em meio à confusão e sem notícias, nos recolhemos às casinhas, para aguardar o amanhecer. O que mais nos preocupou naquele momento, foi a impossibilidade de contato com nossos filhos e familiares. Agora são 17;30 do dia 27, aqui está tudo mais calmo, embora tenhamos notícias alarmantes de tsunamis em outros locais, sintamos pequenos tremores de vez em quando, e já enviamos notícias nossas para acalmar os que estão longe e tão perto de nosso coração. As rutas principais foram fechadas (provisóriamente) , bem como os acessos a Santiago (por segurança), onde houve quedas de passarelas e pontes, o Aeroporto só deve atender helicópteros, e pelas notícias não há como se seguir para o sul do Chile. Nos sentimos, apesar de tudo, e lamentando muitas mortes pelo país, agradecidos a Deus por uma série fatos, como o de termos passado pelos Caracoles por 3 vezes em 2 dias, não encontrado parada nem pouso em Viña nem Valparaiso, não ter chegado a tempo em Santiago, não estar abaixo de Santiago, todos esses, locais onde a tragédia foi grande, e estarmos em local bem seguro nesse instante. Nos reunimos pela manhã, e abraçados, decidimos traçar nova rota possível, voltando à Argentina, e provàvelmente, indo p/ o sul por outro caminho seguro. Ainda não será dessa vez que esfriaremos os pés. Obrigado aos parentes e amigos pelo apoio, e estejam certos de que tudo sairá bem, pois estamos com Deus nos guiando. Aos filhos de todos dessa viagem, deixamos nossa bênção, certos de que Deus também os está assistindo hoje e sempre. Tchau!!!!

9 comentários:

  1. graças a deus mesmo passamos o mairo susto. quem poderia imaginar tal tragedia? Ficamos paralizados por alguns momentos ate conseguir pensar aonde poderiamos achar os malucoes dos MH
    Bom depois de muito esperar achamos vcs salvos. Força e continuem sua viagem mas por favor tenha um celular em maos que funcione!!!!!!!
    le, beto e nicolas

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes de saber que estão bem!!! Se para nós foi um grande susto, imagine para vocês, registrem tudo! Faça disso um grande aprendizado (que Deus existe) e um grande documentário. Pedi e peço muito para Nossa Senhora que os protegam com o Manto Sagrado. Aproveitem a viagem! Amamos vocês, beijos!!! Bel, Márcio, Maysa, Matheus e Marina.

    ResponderExcluir
  3. FIQUEM COM DEUS. BEIJOS

    EDINHO, ANAMARIA, MARIANA E MARCELA

    ResponderExcluir
  4. Estava eu com minhas filhas jºa pulando em cima de mim às 7 da manha do sabado quando ligo a televisão e ao contrário de todos os outros dias ponho na Globo News onde ja mostrava imagens da tragedia! Pulo da cama com um grito e penso..e agora? A Barbara minha esposa vem assustada e eu começo então a ligar pros celulares dos maeus pais...nada..até que então resolvi ligar pros irmãos..afinal sou o caçula e eles são mais sábios(velhos!) que eu, hehe.

    Angústia, misturada com susto, desespero e sem tirar o telefone de perto e a imagem da GloboNews ao vivo.

    Foi assim até que minha irmã me liga e finalmente me tranquiliza com a noticia que todos estavam bem.

    Saudade de voces!!! Beijos de Gigi, Bia, Bá e Rick.

    ResponderExcluir
  5. Sei q os viajantes são bem "grandinhos", se cuidam muito bem, mas foi muito bom ouvir minha mãe Maria me telefonando ontem e voltar a ter um monte de informação nesse blog! Mto bom sentir vcs mais perto, ruim demais a sensação de medo pelo q estavam passando!
    Agora de volta à alegria, com notícias boas todos os dias e caminho firme ao Fim do Mundo! :)
    Beijão pra vcs!
    Du, Li e pedacinho.

    ResponderExcluir
  6. Agora é sacudir a poeira e ladeira acima com os motor home!
    Rumo ao fim do mundo. Sempre estamos com voces, de alguma forma, e na maioria das vezes é da forma mais bonita possível.
    Beijos
    Lindsay e João.

    ResponderExcluir
  7. pai e mae,
    nao desanimem nao
    continuem a viagem que ficara para a historia de suas vidas!!!!
    olha o blog da bel o amigo de vcs falando, o mais bonito esta por vir!!!
    le

    ResponderExcluir
  8. Oi turma, estamos rezando muito e torcendo para que vcs continuem a ter uma viagem fantástica,com toda proteção, apesar dessa tragédia com os irmãos chilenos.Na volta, com certeza, teremos que reservar muitas horas para ouvi-los contar todos os detalhes das aventuras.Beijo grande no coração de todos e fiquem com Deus- os Ticos

    ResponderExcluir
  9. Bom saber que estão todos bem. Parece que a 'vida' já mostrou que protege vcs. Sigam adiante, sempre com uma BOA ESTRADA. Abraços.

    ResponderExcluir